Sobre nós

Sobre nós
Numa altura em que Portugal vive uma imensa crise, duas pessoas, Nuno e João, portugueses inconformados como tantos outros, decidiram alocar uma parte do seu tempo-livre à defesa da causa pública. Indignados com a austeridade, perturbados pelo ritmo avassalador das notícias, e preocupados com a ausência de um debate fundamentado sobre as suas causas e os seus responsáveis, decidimos “passar das palavras aos actos” e dar o nosso contributo. E assim nasceu este site. Um site que, no mínimo, nos permitiu aprofundar o nosso próprio conhecimento sobre um Memorando de Entendimento que todos os dias nos afecta. Mas que esperamos venha a revelar-se igualmente enriquecedor à população portuguesa em geral.

Sobre o site
Os objectivos do site são simples: disponibilizar aos movimentos sociais, jornalistas, e população portuguesa em geral algo até agora inexistente: uma ferramenta que permita a pesquisa rápida e objectiva na última versão disponível do Memorando de Entendimento assinado a 17 de Maio de 2011 pelo Governo Português com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia (UE), mais vulgarmente conhecidos como Troika.

Declaração de interesses
Este site é um instrumento concebido para uso e esclarecimento da sociedade portuguesa. Somos elementos dos chamados “movimentos sociais”, que se manifestam nas ruas exigindo, agora e sempre, o respeito pela Democracia e a representação digna que está inscrita na Constituição. Somos apartidários e não temos qualquer intenção de alcançar o poder ou favorecer qualquer força partidária. Mas somos muito, mesmo muito, determinados na defesa da Democracia, na nossa exigência de políticas e de políticos que efectivamente defendam e respeitem os interesses da sociedade portuguesa, e no nosso apelo geral a uma mobilização política crescente que faça frente e descubra alternativas colectivas à actual crise. Apesar disso, neste site, deixamos as nossas opiniões políticas de lado. Sabemos que mais importante do que convencer os outros das nossas opiniões, é ajudá-los a formar e fundamentar as suas, de forma o mais autónoma possível. Da crescente mobilização e participação política de todos surgirão, aí sim, as soluções colectivas que tanto desejamos.

Sobre a não-tradução desta versão do Memorando
Enquanto pessoas interessadas na política do nosso país, consideramos urgente a tradução para língua Portuguesa de todas as actualizações do Memorando de Entendimento. Pasmamos perante a demora do Governo Português e da Assembleia da Repúblcia em disponibilizar uma versão traduzida desta 5a Actualização do Memorando de Entendimento. A referida actualização foi assinada a 14 de Outubro de 2012 e, à data de elaboração deste site, 2 meses depois, ainda não se encontra traduzida em qualquer site oficial, nem sequer na página de “Memorandos” do Governo de Portugal.

Esta situação representa um gravíssimo desrespeito democrático por toda uma população que sofre diariamente as consequências da aplicação cega deste documento, assistindo impotente ao debate político que em torno dele se desenrola. E carrega de ilegitimidade a aplicação de muitas destas medidas bem como muito do actual debate político sobre elas. Se a sua mera divulgação pela internet já seria altamente questionável como forma de informação da população, que dizer sobre a sua disponibilização numa língua que uma larga maioria dos Portugueses não domina?

Infelizmente, está actualmente fora das nossas capacidades humanas providenciar esta tradução. Mas acrescentá-la-emos assim que disponibilizada. Para que isso seja possível, apelamos a que seja exercida pressão sobre o governo e partidos com assento parlamentar, no sentido de providenciarem a sua pronta disponibilização.

Anúncios

2 thoughts on “Sobre nós

  1. Bruno Cunha Dezembro 27, 2012 às 09:57 Reply

    Parabéns excelente iniciativa e escrito em português correcto.
    Bom trabalho 😉

    • rumoaodesassossego Janeiro 9, 2013 às 22:47 Reply

      Agradecido pelo comentário e pelo apoio. Por favor veja a resposta ao comentário anterior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: